Wednesday, November 15, 2006

Gadgets galore

A juntar à minha nova máquina fotográfica decidi comprar um leitor mp3, o qual por obra do acaso, acabou por ser da Sony também. Pois é, já estou convertido ao gadgets. Para ser sincero quando inicialmente o comprei foi toda uma aventura. E isto serve também de lição para quem vier ao Japão! Leiam...Ora portanto já há uma semana ou duas que comprei o dito leitor mp3 (optei por um modelo Siren DP200, muito stylish e com microfone incorporado). Cheguei a casa para o experimentar mas cedo me deparei com uma série de problemas. Primeiro não conseguia a ligação do leitor ao meu computador através do cabo USB. Pensei que fosse talvez por ter no meu laptop uma ligação antiga em vez da mais rápida 2.0. Levei o leitor para o lab e experimentei por lá tanto com OS em inglês como japonês e nada. Quer dizer, o leitor dava sinal que estava a carregar a bateria mas não fazia a comunicação com o computador! Resultado: tive de voltar à loja em Tóquio (primeira vez). Por lá passei cerca de hora e meia, às tantas rodeado por seis (sem exagero) diligentes empregados japoneses nenhum dos quais por sinal sabia resolver o meu problema. Tentaram a ligação nos computadores deles, trocar de PC para Mac,... e nada. Assim, depois de muitas peripécias telefonou-se para a companhia que produz o leitor. Daí disseram-nos que o cabo tem mesmo de ser bem atarrachado até ao fundo. É para empurrar com força, diziam eles! Estava mesmo a ver que isto ainda ia dar pró torto. Todos experimentámos e a um certo ponto estávamos a exercer tal pressão para ligar o cabo que um pouco mais acabávamos por partir o aparelho! No entanto, numa derradeira tentativa um dos empregados, mais iluminado, conseguiu o sinal. Muito suor para ligar apenas um cabo! Pois, mau design, puro e simples! Pelo menos o raio do mp3 parecia funcionar nos computadores da loja. Voltei a casa optimista e sorridente mas quando o liguei aos meus computadores (casa + lab) os PC ficavam absolutamente congelados! Ficavam para ali sem fazer nada... durante horas e horas a fio se assim os deixasse. A causa disto, estúpida mais muito simples: a drive apenas ser reconhecia OS em japonês! Arrghhh! Mais uma moedinha, mais uma voltinha...segunda vez de volta à loja desta feita para exigir que me trocassem o leitor. E assim foi que acabei por escolher um dos novos Walkmans da Sony, modelo overseas (que é como quem diz para turistas), o S706F (nada de ipods Nano pois toda a gente tem um). Estamos sempre a aprender!

No comments: