Sunday, November 05, 2006

Retalhos da vida dum tuga

Finalmente decidiram arranjar o acesso à Internet na Ninomiya House. Depois de muitas reclamações, de muita gente frustrada a tentar fazer coisas tão simples como ler emails, depois de muitos milhares de páginas e links quebrados, temos luz! Mas nestas coisas não há bela sem senão. Internet mais rápida, sem os problemas que tinha mas isto porque tudo quanto é programa de partilha de ficheiros e downloads tipo eMule foram proibidos. Bom, pelo menos posso actualizar o blog sem as repetidas e irritantes demoras que antes quase me faziam arrancar os cabelos. E é de graça (hmmm...ou pelo menos é o que dizem...cá para mim está incluído no preço da renda!).
Ontem fui, mais uma vez, a Tóquio. Desta feita, esperançado que iria por fim poder comprar uma nova máquina fotográfica (o blog está definitivamente a precisar de umas fotos!). A vantagem de apanhar o Tuskuba Express para Tóquio é poder sair na estacão terminal, em Akihabara, e logo na saída ter uma panóplia de lojas e mega-lojas de produtos electrónicos. Entrei numa que afirmava fazer um desconto de 10% para estrangeiros residentes no Japão há menos de 6 meses. Quando encontrei o andar com as máquinas fotográficas fiquei um tanto decepcionado! A quantidade de material em exposição era grande mas depois de uns bons 20 minutos, cheguei à conclusão que eles repetiam os mesmos modelos interminavelmente! Ou seja, tinham umas prateleiras repletas de máquinas da Canon, Olympus, Sony, Minolta, etc. e, mais adiante, voltavam a repetir o mesmo! Infelizmente, verifiquei que era a mesma história nas outras lojas – caso para dizer: muita parra pouca uva. Não é que o que tenham à venda seja mau mas nestas coisas vale a pena ter um pouco mais de escolha.
Para além das artes fotográficas tive de ir a Tóquio comprar perfumes. E bem perguntam se preciso de ir à capital para isso? Surpreendentemente, vi-me obrigado a tal! É que aqui, em Tuskuba, a oferta de perfumaria e moda masculinas é quase inexistente! Acho que os homens nipónicos pouco se vestem ou não usam perfumes, nada! Isto muito ao contrário das mulheres... Ora esperava então que em Tóquio as coisas fossem diferentes...tschhh....esperava! Dirigi-me a uma daquelas lojas tipo Printemps com uma série de andares divididos em diferentes secções. Mas cedo percebi que inevitavelmente temos sempre uns três ou quatro andares dedicados a itens femininos (roupas, acessórios, perfumes, ...) e para os homens – coitados - há que nos desenrascar com um andar (na melhor das hipóteses), mais normal apenas meio! Resultado: perdi um desgraçado de um tempo há procura de perfumes. Claro que encontrei a secção para homens mas a oferta que eles tinham..ui, ui...poucos, mesmo muito poucos! Isto, para quem vem habituado às perfumarias europeias onde se encontram extensas prateleiras cheias de todo o tipo de produtos – chega-se aqui e mais parece a loja da aldeia! Enfim, pensava que era um problema exclusivo de Tsukuba, mas talvez seja mais extenso, bem mais difundido! A não ser que as perfumarias masculinas em Tóquio estejam localizadas num bairro especifico!

No comments: