Wednesday, December 05, 2007

Jardins de pedra e fogo

Terceiro e ultimo dia, mais um dia de templos em Quioto. Iniciamos o dia sentados na beira do jardim deserto e muito zen de Ryoan-ji - 15 pedras dispersas na gravilha que cobre uma área do tamanho de uma piscina de 25 m. Meditativo, no mínimo. De assinalar também o castelo Nijo. O chão deste palácio foi construído de tal forma que qualquer pessoa que por ali passe faz chiar o soalho. Pelos vistos, era um eficiente alarme contra ataques de ninjas e outros visitantes indesejados. No final do dia, tentamos ainda visitar o museu Manga mas chegamos tarde demais. Fecha as 17h00. Fica qualquer coisa para ver na próxima vez.
Da primeira vez que aqui estive, notei que os habitantes de Quioto são um tanto mais bruscos que o habitual no Japão. Nestes três dias confirmei uma diferença na atitude dos cidadãos desta cidade. Talvez sejas apenas contra as multidões de turistas que invadem todos os cantos da cidade regularmente. A principal razão para visitar Quioto e arredores nesta altura do ano, reside nos tons fogosos da folhagem Outonal. Imensos e variados tons de escarlate, castanho e amarelo. Parece realmente uma pintura de guerra, um quadro incendiário. Alias, foi por esta razão que estes três dias foram pontuados por uma autêntica enxurrada de japoneses. Esta cidade é um dos locais de eleição dos nipónicos para assistir a este espectáculo natural. E depois de ver, dou-lhes razão – embora o incómodo das filas por todo o lado seja muito, vale definitivamente a pena passar um ou dois dias por Quioto em Novembro.


1 comment:

Samie Carvalho said...

Olá "Pedro-san"

Meu nome é Samir Carvalho, tenho 24 anos e sou brasileiro.
Estou me mudando para Tsukuba ano que vem, serei pesquisador na área de design grafico.

Navegando pela internet atrás de informações em portugês sobre a cidade de Tsukuba achei seu blog e gostei muito dele!

Pelo que percebi você é o único português nessa região do Japão..., pois bem, em pouco tempo você terá um colega pra poder conversar em português! =D Tudo bem se for um brasileiro?!:D

Caso esteja interessado, podíamos manter contato!^^" Pode me mandar um e-mail! samkashimoto@gmail.com

Abraço!

Samir